Skip to content

Criatividade contra a opressão

07/04/2009

A criatividade é uma poderosa arma na defesa dos direitos humanos, da justiça, da liberdade e da Democracia. Isso também é Marketing Político, minha gente.
Veja esse exemplo de outdoor exposto na África do Sul e feito todinho com notas de ZimbDólares (dólares zimbabuanos), em protesto contra Robert Mugabe, ditador do Zimbábue, no poder desde 1980 e responsável pela maior inflação do mundo e por um regime truculento e cruel.

top5-zimbabwean040609big

Com a frase “Graças ao Mugabe este dinheiro é papel de parede”, o protesto é do jornal The Zimbabwean, formado por jornalistas zimbabuanos refugiados na África do Sul. A criação da peça é da TBWA Hunt Lascaris e faz parte da campanha “The World’s first Trillion Dollar advertising campaign” (A primeira campanha de publicidade de 1 trilhão de dólares do mundo), que satiriza uma das últimas ações tresloucadas do governo de Mugabe: a criação da nota de Z$ 100 trilhões de dólares zimbabuanos, que não é suficiente para comprar nem um pedaço de pão e certamente nem um tipo de publicidade, como explica a matéria do próprio The Zimbabwean Neswpaper.
A violência contra a oposição, contra a imprensa e o massacre da população, através da fome, do cólera, do HIV e da destruição total da economia não são aceitáveis e já deveriam ter chamado a atenção dos líderes mundiais para uma solução.
Estive no Zimbábue em 2004 e 2005, fazendo um diagnóstico para um trabalho e já naquele momento a situação era péssima, mas pelo menos era possível comprar um sorvete pela bagatela de Z$ 15 mil dólares zimbabuanos. Pela progressão, dá pra ver o tamanho da inflação.
Agora, mesmo com a oposição tendo conquistado um espacinho, a degradação do país é alarmante.
Deixei queridos amigos por lá, pessoas combativas e engajadas, com uma civilidade e bondade desconcertantes diante de tanto sofrimento. Espero que mais e mais ações como essas do “The Zimbabwean” surjam, mobilizando mais gente e ajudando a mudar os rumos da situação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: