Skip to content

“As armas e os barões assinalados”…

01/08/2009

censuradoQuando a liberdade de expressão sofreu duros golpes com a ditadura militar, o jornal O Estado de São Paulo permaneceu ativo, utilizando os espaços censurados para publicação dos poemas de Camões, numa atitude de resistência.
Diversos outros jornais sofreram represálias, jornalistas ficaram sem emprego, foram para o exílio, ou perderam a vida, para que hoje, respirando os ares da liberdade, pudéssemos ter acesso à informação.
A recente censura contra o  O Estado de São Paulo, proibido de divulgar informações sobre o caso do filho de José Sarney e o fechamento das emissoras de rádio, por determinação de Hugo Chávez, na Venezuela, não condizem com a bandeira de Estados Democráticos.
O MarketingPolitico.com defende que a informação ética e séria é o melhor caminho para a construção e manutenção da democracia e que os veículos de informação são fundamentais para o seu equilíbrio.
Leia abaixo, a repercussão da censura contra o “Estadão” em publicações brasileiras e do fechamento das rádios na Venezuela:
O Estado de São Paulo: Justiça veta divulgação de informações sobre Sarney
•  Folha de São Paulo: TJ proíbe “Estado” de noticiar ação contra filho de Sarney
•  G1 (Globo): Justiça proíbe jornal de publicar dados sigilosos de Fernando Sarney
•   Zero Hora/RS: Desembargador censura jornal no caso Sarney
•  Gazeta do Povo/PR: Desembargador é próximo da família Sarney
•  Correio Braziliense/DF: Desembargador censura ‘O Estado’ no caso Sarney
•  Jornal Pequeno/MA: Jornais destacam censura de filho de Sarney ao “Estado”

Sobre a Venezuela:
• Univision (espanhol): Cierre de emisoras en Venezuela. 34 radiodifusoras fueron cesadas
•  BBC Brasil:
Governo da Venezuela fecha 34 rádios no país

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. JC moreira permalink
    02/08/2009 03:00

    Quem foi Fiscal pro Sarney,
    Agora virou Fiscal do Sarney

  2. 05/08/2009 01:18

    Em minha opinião a MIDIA está atuando como na época de ditadura, onde não se podia falar nada contrário que o individuo sofreria duras punições.
    Sou SOCIAL-DEMOCRATA e não nada mais valioso que a librdade, só que a MIDIA também é cruel quando que ser. Não vou me atentar ao fato em si, sobre RAPOSA VELHA, mas venho lembrar a imoralidde cometida pelo Diogo Mainardi colunista da revista VEJA, onde acusou sem provas o rapper MV BILL de fazer parte de um esquema para desviar dinheiro publico, isso foi apenas suposição colocada em uma revista, que virou pauta de jornal e tema de debate no rádio e na TV. E o resultado? MV BILL nada tinha haver com o caso, não era dono e nem tinha prticipações na empresa, e qual foi a o seu direito de resposta? NENHUM.
    A MIDIA tem que ter librdade? tem sim. Mas dentro do limite da legalidade, nã podemos dar carta branca a um jornalista que hoje nem precisa mais de diploma, para manchar ou sujar a biografia de quem quer que seja.
    O caso do Sarney corre e segredo de justiç, então porque não está em segredo? como o jornal teve acesso? E já que o Jornal pode publicar qualquer coisa, para que então declarar SEGREDO DE JUSTIÇA??
    Volto a afirmar sou SOCIAL-DEMOCRATA. Tudo pela democracia,mas antes temos que prezar pelos valores.

  3. Gil Castillo permalink
    05/08/2009 11:02

    Olá Anderson,
    Obrigada por partilhar aqui o seu ponto de vista. Concordo com vc sobre a ética jornalística e o respeito. O que defendo no texto é a preservação da liberdade, citando os casos do Estadão e das rádios na Venezuela, porque são assuntos diretamente relacionados ao uso indiscriminado de ferramentas jurídicas para legitimar uma intervenção. No caso do Estadão, inclusive, o que chama a atenção são as relações perigosas e o claro conflito de interesses entre quem apelou e quem despachou a ação. Trazer essa discussão à tona é extremamente benéfico para a democracia e o fato de estarmos colocando nossas opiniões, de nuances levemente diferentes, aqui só engrandece e valoriza a liberdade de expressão. Grande abraço.

  4. 10/08/2009 14:50

    Oi, estou conhecendo seu blog, e quero lhe desejar uma boa semana.
    bjsss

    aguardo sua visita 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: