Skip to content

Minha homenagem ao Luiz Celso de Piratininga

20/10/2009

Ontem, ainda na rua, fui surpreendida por uma informação curta, lida no celular. Antes de disparar telefonemas, procurei por mais informações, que vieram com aquela rapidez crua da internet: havia falecido Luiz Celso de Piratininga, fundador da Adag e presidente da ESPM.
Aí percebi porque o dia estava cinza e sem graça.
Conheci o Piratininga há uns 10 anos, através do Tom Eisenlohr, da DPZ. Acabamos fazendo uma parceria para um projeto e tive o privilégio de passar 2 anos em contato constante com a Adag e com a presença do “Pira”.
Figura fascinante, com quem aprendi muito sobre comunicação, a mim parecia uma mistura de lorde com eterno menino entusiasmado. Tinha, ao mesmo tempo, uma risada contagiante e uma autoridade inata que não carecia de arifícios. Uma reunião com ele poderia render um “Phrase Book” inteiro, porque a sala seria inundada de colocações inteligentes e surpreendentes. De vez em quando, fumando seu cachimbo, falava um palavrão com tamanha elegância, que você não conseguiria imaginar expressão mais sublime e melhor colocada.
Já a seriedade estava em sua essência, traduzida em caráter, ação, ética e habilidade para colocar tudo nos eixos, com uma visão equilibrada, que valorizava o melhor de cada um.
Não por acaso foi fundador da Adag, presidente da Abap, da APP e do Conar – Conselho de Autorregulamentação Publicitária, instituição que também ajudou a fundar. Escreveu o livro “Publicidade: Arte Ou Artifício?”, era sãopaulino roxo, desde 2007 presidia a ESPM, teve filhos, netos e se não plantou alguma árvore no sentido literal, plantou milhares de sementes seja profissionalmente, seja como o ser humano especial que foi.
A última vez que tive contato com o Piratininga foi por e-mail, um assunto rápido, meses atrás. E ele, gentil como sempre, terminou a resposta com um “Venha tomar um café”. Acho que nunca me arrependi tanto de não ter tomado um café.

Abaixo, discurso de posse de Piratininga na ESPM:

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: