Skip to content

O POLITICOM foi um sucesso!

21/10/2009

topo
O que acontece quando você reúne profissionais, pesquisadores e conferencistas de 15 Estados brasileiros, distribuídos entre palestras, painéis de debate e 6 grupos de trabalhos, para avaliar 49 “papers”, durante 2 dias?
Acontece um sucesso como o Politicom – Congresso Brasileiro de Marketing Político, evento importantíssimo para consolidação e profissionalização do mercado e que já está em sua 8ª edição.
Com o tema “O rádio na propaganda política“, a versão deste ano foi sediada na Universidade de Taubaté, no interior de São Paulo e contou com figuras importantes do meio profissional e acadêmico, apresentando diversos aspectos dessa mídia que, desde o seu início, tem sido ferramenta fundamental na comunicação política brasileira, mantendo-se com enorme poder de influência até os dias de hoje.
Palestras como a da Profª Sônia Virgínia Moreira, da UERJ, que apresentou a evolução do rádio nas manifestações políticas a partir dos anos 30 e o fechamento do evento com a palestra do Carlos Manhanelli, mostrando a utilização dos jingles nas campanhas brasileiras, através de gravações raras, desde Júlio Prestes, dão um resumo do que foi esse excelente Congresso, fruto do idealismo de um grupo batalhador e coeso, presidido pelo Prof. Adolpho Queiroz, da UMESP e também da Abcop.
Mas o Politicom não abordou apenas um tema. Contemplou diversos assuntos em cada um de seus grupos de trabalhos, entre eles propaganda política, televisão, internet, impressos, projetos experimentais e temais livres. O material selecionado desses GTs será apresentado em revista, a ser editada e impressa nos próximos meses pelo pessoal do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e do Programa de Pós-Graduação em Marketing Político da Unitau. Há também o projeto de uma revista eletrônica, com base nesse conteúdo, que prometo divulgar aqui no MarketingPolitico.com, quando for lançada.

Homenagem a Sérgio Arapuã.

Carlos Manhanelli e homenagem a Sérgio Arapuã.

O Politicom foi repleto de acontecimentos e pontos altos e um deles, certamente, merece destaque especial: a criação do “Prêmio Sérgio Arapuã de Andrade“, numa homenagem ao publicitário, jornalista, consultor de marketing político e escritor, falecido no dia 02/10. O prêmio foi criado para eleger a melhor campanha experimental realizada por alunos de graduação em Publicidade e Propaganda das Universidades brasileiras que participaram do evento. Nove trabalhos foram inscritos e tive a honra de ser convidada para compor o júri, como representante da Abcop-Associação Brasileira de Consultores Políticos, ao lado da Profª Drª Maria Cristina Gobbi, representando a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e do Prof. José Felício Mourade, da Universidade de Taubaté. A escolha de um único vencedor foi difícil, pois todos os trabalhos foram completos no uso das ferramentas do Marketing Político: desde a aplicação e análise real de pesquisas de opinião, até a produção dos programas eleitorais para rádio e TV. Estavam todos de parabéns.
O trabalho vencedor foi da Agência ECO Comunicação, dos alunos do 7º semestre de Publicidade e Propaganda da ISCA – Faculdades Limeira, tendo como cliente Odair Dias, do PV de Americana, com candidatura fictícia para deputado estadual. A campanha foi criada pelos alunos Andréa Mariane Quellis, Camila Schimidt, Daniel Henrique Marostegan Doro, Rodrigo Alves da Silva, Suzana Alves da Silva e Fábio Gianfratti Lorena da Rocha, que apresentou a campanha e recebeu o prêmio. Os Professores Orientadores foram: Adriana Aparecida Pessatte Azzolino, Antônio Peres, Eliana de Gasperi Oliveira Rodrigues, José Luiz Pinotti, Renato Georgette Frigo e Victor Kraide Corte Real.

Carlos Manhanelli, Adolpho Queiróz, Fábio Rocha (premiado), Maria Cristina Gobbi, Gil Castillo e Letícia Costa.

Carlos Manhanelli, Adolpho Queiróz, Fábio Rocha (premiado), Maria Cristina Gobbi, Gil Castillo e Letícia Costa.

Bem, esse foi um resumo do que aconteceu no Politicom. Deixo meus parabéns a toda a equipe que concretizou esse evento e um abraço especial à Profª Letícia Costa, anfitriã que nos recebeu tão bem.

Ah, o próximo Politicom acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro de 2010, no Centro Universitário Salesiano de Americana, São Paulo e o tema, “A Importância Estratégica da Propaganda Política nas Eleições de 2010“. Nos vemos por lá!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 21/10/2009 16:28

    Muito bom Gil. O POLITICOM 2009 realmente foi excelente e inesquecível.
    Ficamos muito felizes e honrados aqui no ISCA Faculdade com a conquista do 1º Troféu “Sérgio Arapuã”, agradeço a todos os jurados pelas palavras de incentivo, sugestões e comentários enriquecedores. Isso tudo nos motiva a evoluirmos continuamente nos trabalhos acadêmicos e profissionais relacionados ao Marketing Político.
    Abs.

  2. Orácio Felipe permalink
    01/01/2010 12:22

    Maior atenção com a questão ambiental no Brasil mas com razoabilidade para não engessar o país.

    O Código Ambiental Justo
    A lei 14.675/09 – Código Ambiental de Santa Catarina
    Autor: Julis Orácio Felipe
    Descrição :
    O código ambiental de Santa Catarina, recém sancionado pelo Governador daquele Estado, tornou-se a norma ambiental mais discutida da atualidade. Tal foi o feito catarinense que hoje discute-se no Brasil um novo paradigma para a legislação ambiental, de que cada estado pode legislar especificamente na seara da conservação da natureza, numa nova perspectiva de interpretação da Constituição Brasileira. Esta obra resgata o histórico da construção da norma, as colunas que a sustentam e faz uma rápida viagem nos pontos mais polêmicos, possibilitando ao leitor seu próprio julgamento sobre o realismo jurídico na área ambiental.

    http://www.clubedosautores.com.br

Trackbacks

  1. Twitter Trackbacks for O POLITICOM foi um sucesso! « **Marketing Político** [gilcastillo.wordpress.com] on Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: