Skip to content

Internet – Na eleição, uma ferramenta importante

14/02/2012

No pleito deste ano deve aumentar ainda mais o interesse e adesão dos políticos no mundo da web

Por Amanda Kasecker – O Estado do Paraná

O Brasil é um país com inúmeras realidades e, se considerarmos as eleições de 2012, que movimentarão a vida política de mais de 5.000 municípios, teremos de tudo”. Essa é a opinião da consultora política Gil Castillo. Segundo ela, a exemplo do que já vem acontecendo nas últimas eleições, no pleito deste ano deve aumentar ainda mais o interesse e adesão dos políticos no mundo da web. Isso acontece, porque segundo ela, os próprios eleitores estão debatendo e participando das questões políticas e eleitorais.

Além disso, por conta de uma legislação ultrapassada, a utilização da internet nas eleições esteve engessada até 2010. O fato é que a internet é um poderoso mecanismo de mudanças sociais e debate democrático. Os políticos que não entenderem sua importância e não aprenderem a se comunicar através dela, estarão menosprezando uma valiosa ferramenta”, aconselha.

Com o grande crescimento e a expansão de perfis e seguidores, muitas pessoas ainda não sabem como utilizar corretamente essa ferramenta. Confira a dica da consultora para tirar proveito dessa onda de interação e aplicá-la no seu voto: candidatos, “o eleitor pode avaliar sua atuação, suas propostas e até seu comportamento, para saber se há coerência em suas ações. Antes do advento da internet e das ferramentas de interação, esse acompanhamento tão próximo não era possível. Isso amplia a qualidade do debate democrático e das possibilidades de escolha do eleitor”.

Confira a matéria original: “Na eleição, uma ferramenta importante”

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. 01/03/2012 16:08

    Excelente blog, muto bem bolado e de conteúdo muito relevante, parabéns.

    Sou da ItBells, uma empresa que presta serviço para candidatos políticos, e gostaria de saber se possuem interesse em parceria para essas eleições.

    Aguardo o retorno de vocês.

    Obrigado.

  2. 12/03/2012 10:12

    Concordo com você Gil, mas acho que a maioria dos políticos que usam o twitter ou facebook acham que já estão mega modernos, e não fazem mais nada na internet. Isso faz com que se perca o absurdo de possibilidades que a internet pode ter em relação a visibilidade e votos. Exemplo disso é a parte de vídeos feitos somente pra web, que no mundo inteiro é o grande método viral de internet, e que é totalmente deixada de lado na política brasileira.

  3. Gil Castillo permalink*
    12/03/2012 10:22

    Olá, Daniel. Vc está certíssimo. Não apenas os vídeos, mas uma infinidade de outros recursos que acabam não sendo bem explorados. Grande abraço!

  4. Gil Castillo permalink*
    12/03/2012 10:24

    Olá, Claudio, obrigada pela mensagem. Mande seus contatos para nós e informações. Trabalhamos com a consultoria estratégica nas campanhas e eventualmente precisamos reforçar o time. contato@marketingpolitico.com.br Abraços!

  5. 12/03/2012 10:28

    Sim, uma infinidade, acho que o grande problema no setor é quebrar o medo e ego de muitos políticos no que se refere a novidades e atitudes das suas campanhas. Muitos não querem inovar ou se expor. E também tem a grande dificuldade de lidar com os assessores hahahaha. Que por muitas vezes deixam tudo mais difícil e acabam menosprezando muita coisa da internet achando que é bobagem ou coisa de adolescente.

  6. 18/03/2012 18:08

    Oi Gil, como vc sou do tempo da U-Matic. Tenho acompanhado, e vivido (o que considero um privilégio), a evolução das tecnologias de comunicação. Concordo com vc. Há um natural, e inevitável, crescimento do interesse e da adesão dos políticios em relação às webmidias, mas… minha experiência com marketing político me mostra que, ainda que haja o interesse pessoal, a efetiva utilização das ferramentas digitais, virtuais, está a cargo das assessorias destes mesmos políticos. E é aí que mora um certo perigo. Assessores (afoitos e/ou despreparados) postam informações sem critério, sem fundamentos técnicos. A meu ver, em marketing político, entre o login e a informação eficiente ainda há um longo caminho a percorrer. Abraço.

  7. Gil Castillo permalink*
    21/03/2012 16:45

    Realmente, Débora, ainda há um longo caminho e muita preparação para que as ferramentas sejam bem aproveitadas. Obrigada pelo seu comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: